Imagem capa - 10 Catástrofes que podem acontecer se errar na escolha do Fotógrafo!  por Lucas Melo

10 Catástrofes que podem acontecer se errar na escolha do Fotógrafo!

(*Para uma melhor experiência com a Leitura, vire a tela do seu celular)

Depois de um estudo feito com vários clientes, tanto de casamentos quanto de eventos, aniversários infantis e confraternizações, senti que era indispensável alertar você disso.

Eles me disseram suas maiores frustrações e problemas ao receberem as fotos de seus eventos, e nesse post eu falarei sobre algumas delas.  

É de extrema importância que você leia até o final!


Isso irá permitir que você evite o problema que pode te custar tudo.


Saiba que escolher o fotógrafo errado pode estragar todas as suas fotos e também sua festa/evento. 

Um olhar apaixonado, um abraço apertado de pessoas que não se viam a muito tempo, A piada de que todos riram na mesma hora. Essas são algumas situações que geram lindas fotos espontâneas e que trazem emoção ao seu evento e às imagens.  

Mas será que todo Fotógrafo é capaz de ser sensível e captar esses momentos? 

A resposta é essa mesmo que você disse na sua cabeça:  Não.

O único profissional capacitado para não deixar nenhum desses momentos passar batido, é o Fotógrafo Fotojornalístico. 


Caso cometa o erro de não contratar um, você correrá os seguintes riscos:


1 -Suas fotos não transmitirão Sentido e nem Sentimento

Para que uma foto transmita emoção ou conte uma história, é necessário que aquilo que está dentro dela, fale por si só.

Vou dar um exemplo:
 

 Imagine os donos de uma festa cumprimentando as pessoas, felizes com tudo o que está acontecendo.  A foto então precisará dizer isso.  Para isso, é necessário colar neles e capturar esse momento (que passa em questão de segundos).

 É necessário ter sensibilidade a isso, saber o que está acontecendo, ondes eles estão, e então, prever o que vai acontecer. 

Quando for acontecer, é preciso ajustar a luz rapidamente, estar em um bom ângulo e então decidir o que aparecerá na foto. * CLICK *, ali está a ela! 



 *Danielle e Dr. Dulcídio cumprimentando seus convidados no coquetel de inauguração do Centro Empresarial Moreira ( CEM ).


2 - Você não saberá o que de fato aconteceu na sua Festa

Você entende que vai estar ocupado demais com a organização da festa, em cumprimentar todos, conferir se está tudo indo bem, e que, não haverá tempo para ver o que de fato está acontecendo.

 Então, como saber se as pessoas estão realmente gostando do que você fez?  

Inconscientemente, esperamos que o fotógrafo nos responda essa pergunta através das fotos. Por elas, é perceptível se as pessoas estavam rindo, comendo, dançando, se divertindo, ou não. 

Entretanto, contratando o fotógrafo errado, você terá mais fotos pousadas que apenas deixam você esteticamente bonito (a), porém, cansado (a) de tanto sorrir e fazer poses. Você não irá aproveitar seu evento, ficará com dores nas bochechas e não saberá se gostaram mesmo, pois o fotógrafo não possuía habilidade para clicar na hora correta, os momentos incríveis que estavam acontecendo. 


*Convidados se divertindo em festa de formatura no Lions Club.


3 - Você ficará mais velha, com cabelos ressecados e com olheira nas fotos.


Se o fotógrafo não possuir domínio sobre o flash sob a câmera (aquela coisa gigante que dispara luz) e usar a luz diretamente em você, isso irá te envelhecer. Não só isso. O uso da luz incorreta, pode trazer vários a sua imagem.  Entre eles:

- Deixar seu cabelo com aspecto de ressecamento

- Fazer você parecer gordo ou gorda

- Deixar você com olheira

- Deixar você com papada

- Deixar seu nariz maior


Esses são as principais, mas, existem vários outros problemas em não usar o flash da maneira correta.


Fotógrafo Fotojornalístico, além de dominar bem a luz, sabe a hora certa e onde usa-la para transmitir a verdade do momento, sem deixar ninguém feio ou estranho.



*Foto de Flávia Gondim no seu aniversário de 48 anos, recepcionando seus convidados.


4 - Vai faltar as fotos com os Familiares que moram longe


Fotógrafos não especializados, não sabem transmitir história e nem sentimento em suas fotos. Esquecem dos detalhes mais importantes, como o abraço de um ente querido ou o olhar de alegria de um parente ao ver o outro realizando o seu sonho.

Mas veja, não é por mal. Eles simplesmente não sabem como isso é valioso para o cliente.

Alguns fotógrafos não são sensíveis ao que acontece ao seu redor e acabam perdendo a chance de registrar aquele abraço de saudade que você deu no seu familiar, ou aquele simples toque de "eu estou contigo", que acontece em segundos dentro da sua Festa.

Você nunca vai saber a verdadeira reação da pessoa naquele gesto se ele não for fotografado. O máximo que você terá, será uma foto pousada com ele, pois, provavelmente, você teve que avisar o fotógrafo para fazê-la. (Falarei sobre isso no Item 5) 


*Foto tirada quase no final da festa, na hora da dança. O avô que mora longe da neta, demonstrando gratidão pela festa para o marido dela.


5- Você ficará Desconfortável e irá se cansar de tanta Foto


Vamos concordar em uma coisa? 

Sempre que nos apontam uma câmera, os nossos pensamentos são:

-  " Será que estou em um bom ângulo ? "

-  " Será que meu nariz está bonito? "  

-  " E se estiver torto? " 

-  " Vou sair gordo(a)? " 

-  " Meu sorriso está forçado? " 


Quando pensamos nessas coisas, a nossa expressão é de desconforto. Isso faz com que fiquemos esquisitos na foto. Nossa pose fica torta por causa da insegurança e do nervosismo. Isso também pode nos dar uns quilos a mais na foto, pois não conseguimos pensar na pose adequada em momento de pressão.

Mesmo que usemos, com o tempo, nos cansamos de poses, pois as pernas doem, o músculo da boca também. Forçarmos tanto sorriso e já nem ligamos mais para as fotos. Estamos exaustos daquilo. Você já passou por isso? 


Como evitar que isso aconteça? 


Contratando um Fotógrafo Fotojornalístico. Com ele, você não precisará ficar pousando toda hora, pois ele irá te seguir de longe, de maneira que nem o note, e ficará esperando você entrar em um bom ângulo para fazer cliques incríveis.

O fato de não estar vendo a câmera, deixa você mais natural, tranquila e feliz de verdade por estar aproveitando sua festa. O resultado disso é que as fotos ficarão lindas e passarão sentimentos genuínos, mostrando o que de fato houve na sua festa ou evento.



*Nicole em sua festa de 11 anos se lambuzou com o Cupcake  e não percebeu a hora em que a foto foi tirada.


6-  Ele não saberá te colocar nas poses que te deixam Magra, Sem Papada e com Curvas.


Existem algumas técnicas de pose, que deixam você com a cintura mais fina, queixo mais definido, bumbum maior e as pernas mais cheias. Basicamente, essas técnicas te deixam com as curvas mais empoderadas. 

Tais técnicas, precisam ser usadas em um curto período de tempo, e de maneira natural. 

Fotógrafos Fotojornalísticos costumam fazer as piadas certas e dirigir você de maneira tão espontânea e simples, que gera um resultado maravilhoso na foto.

Outros fotógrafos, apenas pedem para você ficar em um fundo bacana e dirão "sorria". Não haverá técnica, pose correta, e muito menos verdade na foto.


*Foto tirada durante um evento, onde a esposa foi colocada em uma pré-pose e dirigida pelo fotógrafo, para não ficar pressionada e gerar sentido e emoção para a foto.


7 - Você irá descartar 80% das suas fotos e aproveitará apenas 10%

Eu sei, deve estar pensando nos outros 10 não é? Bom, leia o que tenho a dizer, e descobrirá.


Quando o fotógrafo tiver usado a luz inadequada, deixando seu cabelo com aspecto de ressacamento e uma sombra em volta do nariz, fazendo com que ele pareça maior, você não irá gostar. Ainda mais quando você perceber que ganhou uns quilos a mais nas fotos.

 Ela será descartada, certo? 

Se o fotógrafo não for um Fotógrafo Fotojornalístico, então cerca de 80% das suas fotos ficarão assim. Ele irá acertar algumas e você irá ficar com elas, uns 10%. Outros 10% são fotos que você olha e diz "hmm, não gostei mas também não odiei " e guardará. 


*Foto tirada na casa da Família Barcelos em momento espontâneo, onde, após tirar a primeira foto, a garotinha gritou " aeee " e todos sorriram. 


8 - As pessoas se sentirão Desconfortáveis e vão falar mal da sua Festa

Não existe nada pior do que estarmos comendo e o Fotógrafo aparecer do nada tirando uma foto. O sentimento de frustração e a dúvida se ele irá postar a foto depois, é cruel. 

Isso é apenas um dos exemplos. 

A verdade é que nem todos nós temos boa autoestima e muito menos, gostamos todos de fotos. Se as fotos não forem tiradas no momento em que não olham, irão passar pelo item 5 da lista, onde falo sobre os perigos da foto mal tirada. Isso trará constrangimento para eles. 

A parte ruim disso, é que quem se prejudica é você. O evento é seu e tudo que acontecer ali é responsabilidade sua. 

Dar uma festa para as pessoas não gostarem é realmente um tiro no pé. Obviamente, falarão mal depois.



*Convidados cantando "Modão" com o Vinicius na festa sem perceberem a presença de um fotógrafo.


9- Todos vão achar que estão feios e vão embora mais cedo


Pelo fotógrafo não dominar bem a luz, saber dirigir as pessoas, tirar fotos espontâneas e etc... as pessoas se sentirão mal, pois em suas mentes, pensarão que estão feias assim que ele mostrar a foto. 
Elas não estão, apenas ficaram pela falta de conhecimento de quem tirou.


Entenda, você e os convidados estão maravilhosos. Se dedicaram a isso, tomaram um belo banho, se arrumaram. 

A mulher foi ao salão de beleza, arrumou cabelo, unhas, maquiagem. Comprou aquela roupa linda, gastou muito e no fim o que acontece? Um fotógrafo despreparado, não sabe regular a câmera direito e tira uma foto toda distorcida de vocês.

Vocês ficarão achando que estão realmente daquela maneira e ficarão com baixa estima, querendo ir embora da festa.



Foto criativa dos convidados com a Aniversariante (Dra. Aniela Brito), depois de ter deixado-os vontade, orientando-os em uma pré-pose, durante o evento.


10 - Você não conseguir aproveitar a Festa


O último item é o mais importante. A principal pessoas que deve se sentir bem e aproveitar tudo, é você. Afinal, você gastou muito tempo, disposição, saúde mental, tempo de sono, dinheiro e amor com os preparativos. Nada mais justo do que você poder aproveitar tudo sem ficar pensando nas fotos, ou pousando para elas. 

Se você deseja curtir cada segundo daquilo que você tanto planejou, contrate um Fotógrafo Fotojornalístico


Ele vai ficar de longe, fazendo fotos bonitas, com as técnicas corretas para você ficar bem nas fotos. 


Você irá saber tudo que aconteceu depois, nas fotos, poes ele fará fotos lindas e espontâneas de tudo que acontecer. 

Você poderá ver a reação dos convidados e descobrir se o evento foi bom de verdade.


Suas fotos ficarão fantásticas, você aproveitará seu momento tranquila, sem nenhuma preocupação com o registro.


O investimento para esse tipo de fotógrafo é um pouco maior, porém, ele irá resolver o seu problema e não permitirá que nenhuma frustração aconteça. Lembre-se que o barato sai muito caro.


Débora (a do meio) e seus convidados se divertindo durante a festa, se se preocupar com as fotos.


Se esse conteúdo te ajudou, deixe seu comentário contando alguma experiência que já aconteceu com você em relação a fotógrafos despreparados ou deixe seu feedback dizendo se gostou ou não. 

Vai me ajudar muito a saber se devo continuar criando conteúdo para ajudar pessoas com você! 

E Obviamente, eu Lucas Melo, sou um fotógrafo Fotojornalístico.  Leciono aulas de fotografia em meus Workshops, então se você for um fotógrafo e quiser aprender a como captar toda a magia emocionante de um evento, ficarei feliz em lhe ensinar todas as técnicas que uso! Basta entrar em contato comigo para agendarmos suas aulas! 

Mas...

Se você não é fotógrafo e se interessou em me contratar, clique aqui e vamos conversar

Ah, se você vai fazer seu Ensaio Pré Casamento ou ensaio de 15 anos, preparei um material incrível para você.

Nele, eu tiro as principais dúvidas sobre Maquiagem, Looks, Lugares para se fotografar, O Melhor horário, O que levar e muito mais.  Baixe agora sem medo de vírus! 


Baixe gratuitamente clicando aqui

Se esse conteúdo te ajudou, lembre-se, deixe seu comentário!